TRADIÇÕES: O TECIDO INVISÍVEL QUE CONSTRUÍ LAÇOS
- Chef. Lari

- 23 de out. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2023
Desde a infância, quando o Natal se aproxima, você vai para a casa da sua avó ou tia para celebrar. Você sabia que encontraria o "pavê" e participaria do "amigo secreto" com a certeza que receberia uma roupa que nunca usaria na vida. Esses momentos são tradições.
Tradições são como linhas invisíveis que traçam a nossa vida. Nos conectam a momentos que vivem no presente e lançam pontes para o futuro, construindo laços inquebráveis. Criar e manter tradições é uma forma de celebrar a nossa história, fortalecer relacionamentos e acolher nossa alma.
Neste post, exploraremos a essência das tradições, a importância de mantê-las vivas e, claro, te inspirar a criar as suas próprias. Vamos explorar a grandeza do mundo das tradições, desde aquelas que passam de geração em geração até as que você criará hoje mesmo.

POR QUE TRADIÇÕES IMPORTAM?
As tradições vão além de ciclos repetitivos, que sempre devem ser feitos das mesmas formas; elas são portadoras de significado, vínculo, ancestralidade e continuidade. As razões de sua importância são diversas, mas vale ressaltar:
- Fortalecer os laços profundos: Fortalecer os laços é uma das razões mais significativas para se ter tradições. Tradições proporcionam momentos de profunda conexão, união e interação com os familiares e amigos. Isto pode incluir diversas atividades como o "dia de comida de boteco" com seus amigos, uma viagem para a praia com seus familiares e muitas outras práticas que você mesmo pode envolver todos que você ama. Esses momentos são memoráveis, compartilhados e te dá uma sensação de pertencer. Posso te garantir esses momentos serão sempre relembrados com muito carinho e saudades.
- Preservação da nossa Cultura: Como falam, nem toda experiência é única, mas sim, cultural. As tradições culturais desempenham um papel crucial na preservação de identidade e história em uma família, étnica, região ou nação. São reflexos de crenças e valores que moldaram uma cultura a longo prazo. Manter essas tradições é uma forma de honrar os nossos ancestrais e transmitir o histórico cultural para as gerações futuras. No Brasil, temos isto de diversas maneiras, como comer rabanada no Natal, ir para a praia no final de ano, montar árvore de Natal, nosso tradicional churrasco com cerveja e muitas outras tradições que mostram a riqueza e complexidade da cultura brasileira.
- Celebração de Marcos: Estas são as mais presentes em nossa vida, afinal, todo aniversário precisar ser celebrado, seja o seu ou de alguém querido. Isso inclui também casamentos, nascimentos, formaturas, Ano Novo e diversos momentos marcantes que se têm na vida. Todas essas celebrações compartilham de um mesmo objetivo: tornar esses momentos especiais, memoráveis e únicos.
- Fomento de Gratidão: As tradições incentivam as pessoas a refletirem e observarem ao seu redor, onde reconhece as coisas pelo a qual é grata. Independente do evento, sempre que você concluí um momento compartilhado com aqueles que ama, a sensação de gratidão banha seu coração. Tradições ajuda as pessoas a se conectarem com o que é verdadeiramente significativo em suas vidas e promove a empatia, a compaixão e a generosidade em relação aos outros, lembrando-as das coisas boas na vida, mesmo em momentos difíceis.
CRIANDO SUAS PRÓPRIAS TRADIÇÕES
Agora é a sua vez de criar a sua própria tradição. Aqui vão algumas dicas:
1. Simplicidade com Significado: As tradições podem ser simples, mas que forneçam momentos tão únicos quanto você, como uma noite de jogos de tabuleiros ou conhecer um restaurante que tinha vontade de conhecer a cada mês.
2. Que fará parte dessa tradição com você? Pode ser qualquer um ou até uma tradição com você mesma, já pensou nisso?
3. Adapte-se com o tempo: Nada na vida é linear, tudo muda e suas tradições também. Esteja aberto a ajusta-las quando necessário.
4. Faça acontecer: O passo mais importante é fazer acontecer. Se planeja bem para realiza-las, afinal, sua tradição se transforma a partir de suas ações.
MINHAS TRADIÇÕES
As tradições sempre estiveram presentes na minha vida, principalmente por conta da minha família. Muitos já se foram, outros se renovaram. Hoje em dia, as minhas tradições são mais voltadas para me conectar com pessoas que amo e quero que permaneçam na minha história. Vou contar algumas para vocês:
1. Presente na árvore: Independente do ano, da situação, todo ano, meus pais me davam um presente na árvore brilhosa que ficava no cantinho da sala. Essa é uma lembrança que pretendo proporcionar para a minha futura família também, para que assim como eu, possam lembrar com carinho a curiosidade sempre que passava perto da árvore e a felicidade ao chegar o momento de abrir o presente.
2. Cozinhar junto com a minha mãe. Quando a ceia é na minha casa, gosto de ir para cozinha cozinhar junto com ela. Pode parecer uma coisa muito simples, mas é um momento que tenho para ficar mais próxima dela.
3. Pista de Dança: Agora, uma tradição que é completamente minha, ao final da ceia e tudo mais, gosto de ficar em um ambiente confortável para dançar e cantar as minhas musicas preferidas do ano, expressando a gratidão.
As tradições são verdadeiros tesouros que moldam quem somos e onde pertencemos. Elas podem ser simples ou elaboradas, antigas ou novas, mas todas têm o poder de criar laços. Portanto, comece! Crie as suas tradições que farão da sua vida uma jornada rica de significado, respeito e amor.
Nos deixe fazer parte das suas tradições, encomende seu Panettone Artesanal iCook.
Qual é a sua tradição familiar de Natal? Deixe nos comentários!

_edited.png)
Comentários